Coaching e outros campos de conhecimento

As ferramentas que utilizo no Coaching é um mix de vários campos do conhecimento tais como: Andragogia, ou seja, treinamento e aprendizado voltado para adultos, neurociência, pensamento sistêmico, psicologia, potencial humano, teorias comportamentais, sociologia, programação Neurolinguística, administração de empresas, dentre outras, desta forma potencializa-se seus resultados, pois existe uma integração das áreas.

Vejamos então em que algumas destas ciências citadas acima colaboram com o processo de coaching:

  • Psicologia: usamos principalmente a psicologia positiva para induzir e levar o coachee a estados positivos focando sempre o lado bom dos acontecimentos, o psicólogo Maritin Seligman defende a necessidade de cultivar e focalizar: o estudo das instituições positivas, traços positivos do corpo, caráter e mente como forma de valorizar os pontos fortes e os valores do coachee, assim conseguimos enquanto profissional apoiá-lo a valorizar traços e competências de maneira otimista para que ele consiga alavancar os resultados na vida de forma em geral;

Acordo

  • Sociologia: é necessário entender o meio em que o cliente está vivendo e já viveu, pois isso influencia seus comportamentos, ações e resultados. Desde nossa infância somos expostos a crenças e valores da família, de ordem religiosa, de instituições de ensino por isso o coaching nos leva a identificar e trabalhar esses comportamentos para que nada de negativo limite sua capacidade de atingir os resultados desejados;
  • Neurociência: utilizar do entendimento de como nosso cérebro funciona se torna de suma importância, pois dessa forma vamos conhecer a forma como reagimos aos acontecimentos, podendo direcionar de forma assertiva nossas decisões durante nosso plano de ação. Nossa capacidade mental aliada a um melhor controle emocional nos leva a obter resultados mais expressivos tanto no campo afetivo como profissional;
  • Programação Neurolinguística: no processo de coaching atua como reprogramação mental, ou seja, reflexão e insigths aprofundados sobre nosso comportamento e as conseqüências motivando assim mudanças positivas e duradouras. Neste momento há uma percepção profunda de si mesmo e das pessoas com que convivem. O Coachee é estimulado a trabalhar de forma diferente e continua focando pontos de melhoria;
  • Administração de Empresas: Técnicas de feedback, de melhoria de relacionamento interpessoal, gestão do tempo, liderança entre outras são utilizadas durante os processos para potencializar o alcance do estado desejado.

Comunicacao_distorcida

Podemos destacar algumas definições de Coaching:

“O processo de coaching busca aprimorar o desempenho das pessoas e sua capacidade de aprender. Implica fornecer feedback, mas também usa outras técnicas, como motivação, questionamentos eficazes e a adequação do estilo de gerenciamento do coach à prontidão dos coachees para dedicaram-se a uma determinada tarefa. Esse processo baseia-se em ajudar o coachee e se ajudar por meio de uma INTERAÇÃO DINÂMICA – o coaching não depende de só uma pessoa que diz o que ou como fazer e que dá as instruções. Max Landsberg.”

“Destrava o potencial da pessoa para maximizar o próprio desempenho, ajudando-a a aprender em vez de ensinar-lhe alguma coisa.” Sir Jonh Whitmore.

“Desenvolve as habilidades e o conhecimento de uma pessoa para que melhore seu desempenho profissional, a fim de que sejam alcançados os objetivos da organização. Tem como propósito efetivar um alto nível de atuação e progresso no trabalho, embora também possa ser impactado na vida privada do indivíduo. Geralmente tem curta duração e focaliza habilidades e metas específicas. “ Marian Thier.

Estas informações são para oferecer maior conhecimento sobre essa metodologia que está sendo tão amplamente utilizada no Brasil para desenvolvimento pessoal e profissional por pessoas e profissionais cada mais focados na melhoria de suas relações intrapessoais e interpessoais bem como desenvolvimento de competências, habilidades e capacidades que os levarão ao alcance das metas, sonhos e objetivos.

Boa leitura!!

Débora Marques Marquez

Coach de Alta Performance Pessoal e Profissional

Analista Comportamental (Assessment e 360°)

www.crescercoaching.com.br

 

Deixe uma resposta