O Poder da Coragem

No livro O Poder da Coragem, do escritor Jober Chaves, são usadas várias metáforas para descrever alguns momentos da vida das pessoas. Ele descreverá o que é viver no Egito, no Deserto, no Oásis e na tão sonhada Terra Prometida!!!

Um dia Jober muito endividado e sem saber o que fazer da sua vida com tantos problemas, resolveu participar de uma palestra de um importantíssimo empresário americano que se chamava Bill. Este palestrante como apoio para o discurso usou somente uma Bíblia para se referir a ensinamentos que ele colocou em prática em sua vida e um dia deu muito certo tanto que começou a ensinar várias pessoas pelo mundo uma maneira de também colocarem em prática atitudes poderosas para a vida como um todo.

E a primeira e intrigante pergunta durante a palestra foi:

“Qual seu sonho?”

“Se sua vida fosse um filme e fosse te dado a oportunidade de escrever o final como seria?”

Você verdadeiramente já parou para pensar nessas respostas para a sua vida?

Dúvida

Quando estamos aprisionados em nossa própria vida nada mais é do que estarmos no Antigo Egito, um povo que foi escravizado por 400 anos, muitas gerações, sob tratamento cruel, sem enxergar nenhuma opção para conseguir sair da situação. Viviam em sofrimento, uma dor que não tinha propósito algum, passavam dia a dia vivendo uma rotina incansável com o único objetivo que era aguardar o dia das suas mortes.

E o mais complicado é que quando a pessoa está no Egito ela nunca assume que a culpa é dela, sempre tenta encontrar culpados alheios ao seu sofrimento e a sua vida sem sentido. (Isso te lembra alguém? Se você vive esse tipo de vida não é hora de sair da zona de conforto, seguir seus sonhos, metas e objetivos de melhoria, de crescimento pessoal e profissional?)

Porém, quando você descobre que é capaz de assumir as rédeas da sua vida, que a responsabilidade pelo que você faz com sua vida é totalmente sua e descobre que pode sonhar. Neste momento você percebe que pode sair do Egito, mas que acaba entrando no Deserto.

Sim!!! Porque o deserto representa a solidão. Neste local você passa inúmeras vezes a ser incompreendido, a sua família não entende, nem tampouco o cônjuge e os amigos.

Você começa a ter ideias, soluções, projetos que muitas vezes ao olhar dos outros pode ser compreendido como loucura da sua parte, como coisas banais e por não acreditarem que essas atitudes podem te tirar de uma vida que eles mesmos normalmente vivem, que é a vida no Egito (mesmo sem perceberem).

Muitas pessoas vivem neste local e acham que tem que ser assim, se acomodam, o tempo passa… e tudo faz sentido mesmo que seja ruim de ser vivido. Acomodar com a situação ruim é a pior atitude que o ser humano pode tomar.

Quebra_cabecas

A diferença de pessoas que estão no Egito e pessoas que estão no deserto é que as primeiras sobrevivem enquanto as outras já conseguem viver o que propuseram como início de uma mudança de comportamento indo em busca do que realmente te deixa satisfeito, feliz.

E sozinho no deserto muitas vezes por falta de compreensão, aparecem alguns fantasmas do medo: de fracassar, do desconhecido, de sofrer, de errar, de passar vergonha, de ter que voltar atrás, etc.

Nestas horas quando todos parecem estar contra seu ímpeto de mudança,  é que você deve perseverar, porque dá vontade de desistir e voltar a viver no Egito, sair da zona de conforto não é fácil, mas se houver persistência você descobrirá uma imensidão de fatos positivos.

Então você se pergunta: Porque estou no deserto se já aprendi a sonhar? Se já consigo enxergar que sou dono da minha vida?

Estatua

Aí neste momento você descobre que é necessário um tempo para lapidar o caráter que significa abandonar velhos hábitos e se transformar na pessoa que você precisa ser, construir ou reconstruir a fé e principalmente começar a escrever o seu destino.

Você também descobre que sem fé não consegue atingir seus resultados, porque a fé é ausência de dúvidas, antídoto para o medo e significa ter esperança em dias melhores.

Estejam presentes para o fato de que existem três ladrões de sonhos, conforme descritas abaixo:

  • Pessoas que te amam e querem o seu bem, mas não acreditam em você e por isso querem protegê-lo.
  • Pessoas que tem inveja, apenas guarde essa frase: “O sucesso é a vingança” e sigam em frente;
  • E o tão falado tempo que vai tentar de todas as formas roubar os seus sonhos.

Por isso é preciso perseverar, fazer planos e cumprir metas reais e segui-las.

Após passar por esses estágios de falta de compreensão, solidão, conhecer os ladrões de sonhos e perseverar, cair, tropeçar, ter vontade de voltar atrás e mesmo assim houver persistência, você chegará ao oásis e não pense que aqui é sua zona de conforto, o Oásis é um local seguro você conseguiu mostrar que atingiu muito dos seus objetivos, metas e sonhos, mas ainda falta chegar à Famosa Terra Prometida, aqui sim, é o local onde você se sentirá em plenitude total e felicidade.

Existem neste momento muitas forças que querem te levar para trás, algumas ações podem ter dado errado, afinal seres humanos erram e neste momento a sua PERSISTÊNCIA é o que vai te separar de pessoas que neste momento voltam novamente ao Egito de pessoas que conseguem atingir a Terra Prometida.

Meditando

Seja forte, viva com sabedoria, tome decisões com afinco e seja a melhor pessoa que você ser para as outras pessoas ao seu redor e para o mundo.

Não leia esses trechos de forma rápida e displicente, seja coerente com a sua realidade, sinta cada palavra, entenda cada situação e se questione internamente como anda a sua vida? O que você tem feito para chegar ao final de todos os dias com sentimento de dever cumprido? Você está vivendo ou sobrevivendo, passando os dias, sem paixão pelo trabalho, sem paixão no relacionamento, sem paixão nas atividades cotidianas e por isso você simplesmente vive!!! Faça uma autoavaliação que este momento te permite e prossiga a leitura.

Algo que Chaves menciona em seu livro, é que apesar de a palestra de Bill ter tido lotação máxima, é perceptível que a grande maioria das pessoas não iriam colocar aquelas palavras e os ensinamentos em prática porque sair da zona de conforto exige muito de uma pessoa e somente quem tem realmente muita CORAGEM, determinação e força de vontade assim faria.

Jober enfatiza que ele após receber o áudio da palestra, repetiu a audição por inúmeras e inúmeras vezes, chegando até a decorar as palavras de Bill e isso fez tanto sentido para ele, que quando chegava cada etapa que seria difícil foi tranqüilo entendê-las e continuar sua Jornada rumo a Terra Prometida.

Algumas palavras devem fazer parte do seu dicionário a partir de agora: PERSEVERAR, PERSISTÊNCIA E MUITA, MUITA DISCIPLINA.

Jober resolveu a partir desta palestra, tomar uma decisão de sacudir toda a poeira, passar por cima de tudo que era realmente necessário para alcançar a terra prometida e assim fez.

Hoje em dia é um empresário milionário, impacta a vida de muitas pessoas positivamente com seus projetos e pôde testemunhar o que significa passar por todos os estágios descritos no livro.

Comunicacao_distorcida

É o mesmo que eu digo nestas linhas para você que lê este artigo, é preciso ter coragem para sair da zona de conforto, para deixar de procrastinar, para realizar seus sonhos, metas e objetivos e se tornar realmente o autor da sua própria história. Remover barreiras e impedimentos que existem somente na sua cabeça, somente no seu mundo torna-se vital, pois somente assim você despertará o melhor que você pode ser.

Meu desejo é que com poucas linhas você se desperte para a realidade e meça onde sua vida está e onde você gostaria de chegar e tenha CORAGEM de iniciar seus projetos, de viver ao invés de somente sobreviver a cada dia que está passando.

Homem_e_sua_face

Tenha CORAGEM em se olhar de frente assuma seus problemas e resolva-os de modo consciente, aberto e assertivo!!!

Que neste final de ano você acredite mais em você, mais na sua vida e saiba que existem milhões de pessoas passando pelos mesmos problemas que o seu, porém a diferença é a forma como cada pessoa os encara.

Seja sua melhor versão, trace metas e planos alcançáveis e vá atrás deles.

Em um próximo artigo vou falar sobre as cinco chaves para a verdadeira riqueza que também fazem parte do livro O Poder da Coragem:

Chave 01: O sonho

Chave 02: A busca do conhecimento

Chave 03: A associação

Chave 04: A plantação

Chave 05: O poder da palavra

Forte Abraço, aproveitem a leitura e desejo que tenham muitos insigths poderosos.

Tenha uma boa Jornada em sua vida e não se esqueça: Seja perseverante, seja persistente e principalmente disciplinado e lembre-se: você pode mudar a sua vida!!

 

Débora Marques Marquez –  Coach de Alta Performance Pessoal e Profissional / Analista Comportamental Assessment

Deixe uma resposta